Ondas de choque para tratar bursites

A bursa é como se fosse um colchão d’água que diminui o atrito do tendão com o osso. Por exemplo, a bursa pré-patelar diminui o atrito do tendão patelar (tendão do joelho) com a tíbia (osso da perna).

Se o tendão inflamar, a bursa também inflama. Por isso, sempre que você tiver tendinite, haverá algum grau de bursite. Por exemplo, quando você tem tendinite no manguito rotador do ombro, é comum ter bursite subacromial.

Além da tendinite, você pode sofrer também com dor miofascial. Com isso, além da bursite você pode sofrer de tendinite e dor miofascial.

Isso tudo também explica porque tem paciente que já tentou tratar a bursite diversas vezes com fisioterapia e medicamentos, mas não melhorou. O motivo é justamente porque, além da bursite, surgiram outras alterações como dor miofascial.

Ondas de choque para tratar bursites 1

LOCAIS DO CORPO QUE PODEM TER BURSITE

Basicamente todo lugar do corpo que tem tendão, pode ter bursite. As mais comuns, para o assunto que vou tratar aqui nesse texto, são as bursites do:

  • Ombro (ex.: bursite subacromial e do cabo longo do bíceps);
  • Cotovelo (ex.: bursite do olecrano)
  • Mão e punho (ex.: bursite dos extensores comuns dos dedos)
  • Quadril (ex.: bursite trocantérica)
  • Joelho (ex.: bursite pré-patelar e da pata de ganso)
  • Pé e tornozelo (ex.: bursite retrocalcânea e extensores dos dedos do pé)

O que é bursite >

TIPOS E TRATAMENTOS DAS BURSITES

Existem 4 tipos básicos de bursite: as causadas por infecção, por doença inflamatória, por tendinites e por traumas.

A bursite causada por infecção precisa ser tratada com antibiótico e, muitas vezes, com cirurgia.

A bursite causada por doença inflamatória é tratada por meio do controle da doença inflamatória (por exemplo, a gota), injeção de medicamento e, eventualmente, com cirurgia.

A bursite causada por trauma é tratada com medicamento anti-inflamatório, analgésicos, crioterapia e repouso.

Já a bursite causada por tendinites é tratada de modo semelhante às tendinites: fisioterapia, analgésicos, anti-inflamatórios, alongamento, etc. Nos casos que não melhoram, as ondas de choque podem ser uma boa solução visto que a eficácia é superior a 70%.

ONDAS DE CHOQUE PARA BURSITES

As ondas de choque para bursites são uma onda de ultrassom potente capaz de desinflamar e cicatrizar tecidos. Em média, a dor melhora 50% nas primeiras semanas após a sessão; e, após aproximadamente 2 meses, melhora mais de 70%. Nos estudos, os resultados perduram por pelo menos 6 meses.

A sessão de ondas de choque é feita no próprio consultório, sem necessidade de anestesia geral. Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação para tratar sua bursite com as ondas de choque.

Agende um tratamento >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe a informação
Tratamento Dor DF
Tratamento Dor DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, atua principalmente no tratamento da dor. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas. Acunpuntura. Ortotripsia, infiltrações, viscossuplementação com ácido hialurônico guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *