Dor articular (artralgia) nas inflamações articulares

Dores que parecem vir das articulações podem, em alguns casos, ter sua origem em estruturas fora das articulações, como ligamentos, tendões ou músculos. Como exemplos desses quadros clínicos temos a bursite e a tendinite.

A dor articular real (artralgia) pode ou não estar acompanhada de inflamação da articulação (artrite). O sintoma mais comum de inflamação da articulação é a dor. As articulações inflamadas também podem ficar quentes e inchadas e, menos frequentemente, a pele pode ficar avermelhada. A artrite pode envolver apenas articulações dos membros ou também articulações da parte central do esqueleto, como as da coluna vertebral ou pelve. A dor pode ocorrer apenas quando a articulação é movimentada ou pode estar presente em repouso. Outros sintomas, como erupção cutânea, febre, dor ocular ou aftas, podem estar presentes dependendo da causa da dor articular.

Dor articular (artralgia) nas inflamações articulares 1

Doenças diferentes tendem a afetar articulações diferentes. Por isso, os médicos consideram causas diferentes de dor quando a dor afeta apenas uma articulação e quando afeta mais de uma. Quando múltiplas articulações estão envolvidas, alguns distúrbios são mais propensos do que outros a afetarem a mesma articulação em ambos os lados do corpo (por exemplo, ambos os joelhos ou ambas as mãos). Esse quadro clínico é denominado artrite simétrica. Além disso, em alguns quadros clínicos, a crise de artrite permanece nas mesmas articulações durante toda sua duração. Em outros quadros clínicos, a artrite passa de uma articulação para outra (artrite migratória).

Causas

Na maioria dos casos, a causa da dor que se origina em múltiplas articulações é a artrite. Os distúrbios que podem causar artrite podem diferir uns dos outros em algumas tendências, como as seguintes:

  • Quantas e quais articulações geralmente estão envolvidas
  • Se a parte central do esqueleto, como a coluna vertebral ou pelve, está normalmente envolvida
  • Se a artrite é repentina (aguda) ou persistente (crônica)

artrite que afeta múltiplas articulações é mais comumente provocada por

Sinais de alerta

Em pessoas com dor em mais de uma articulação, os sintomas para os quais deve-se solicitar avaliação médica imediata incluem

  • Inchaço, sensação de queimação e vermelhidão da articulação
  • Novas erupções, manchas ou manchas roxas
  • Lesões na boca, nariz ou genitais
  • Dor no tórax, dificuldade para respirar ou uma tosse nova ou grave
  • Dor abdominal
  • Febre, sudorese, perda de peso ou calafrios
  • Vermelhidão ou dor ocular

Quando consultar um médico

Pessoas com sinais de alerta devem procurar um médico imediatamente. As que não têm nenhum sinal de alerta devem telefonar para um médico. O médico decide quão rápido a pessoa precisa ser examinada com base na gravidade e localização da dor, bem como no fato de as articulações estarem inchadas e de uma causa ter sido diagnosticada anteriormente, entre outros fatores. Normalmente, esperar alguns dias ou mais não é perigoso para pessoas sem sinais de alerta.

O que é Fibromialgia >

Clínicas especializadas e de confiança em Brasília / DF

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Tratamento Dor DF
Tratamento Dor DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, atua principalmente no tratamento da dor e fibromialgia. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas. Acupuntura, fisioterapia, reeducação postural global (RPG), Pilates, ortotripsia, infiltrações de ponto gatilho, viscossuplementação com ácido hialurônico guiados por ultrassom. Indicação de medicações e tratamentos específicos realmente precisos.

No Comments

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *