Desativação de pontos-gatilho ou trigger points

1
2 anos ago


É possível tratar a dor através da desativação de pontos-gatilho, que também podem ser chamados de trigger points. São pequenas áreas dolorosas onde o tecido sofreu um dano, irritação ou inchaço. Elas são muito sensíveis ao toque ou pressão, estresse psicológico ou alterações climáticas. A dor pode ser sentida no próprio local ou pode irradiar a uma parte distante do corpo.

A desativação dos pontos-gatilho é o principal tratamento da Síndrome de Dor Miofascial (SDM), também chamada de dor miofascial crônica, uma condição dolorosa que afeta os músculos esqueléticos, suas fáscias associadas, tendões e ligamentos.

No início a dor miofascial é local e pode acometer um músculo ou um grupo de músculos, piorando com atividade ou esforço. Quando evolui para a dor miofascial crônica, a SDM, a dor pode irradiar para outros locais. Pessoas com esta dor frequentemente apresentam com depressão, fadiga e distúrbios comportamentais.

Tais pontos poderão ser doloridos apenas ao toque, sem ocorrência de processo álgico quando estimulados de outras formas, quando isso ocorre são denominados de “latente”. O local mais dolorido da lesão é denominado “hot spots” e o menos dolorido é denominado de “satélite”.

Os trigger points manifestam-se através de sinais clássicos que incluem algias que podem ou não irradiar para outras áreas, fraqueza muscular, e perda da amplitude de movimento. A perda da ADM e o encurtamento muscular podem vir acompanhados de dor ou áreas de dormência.

Os principais músculos afetados são os do pescoço, cintura escapular, lombar e cintura pélvica. O tratamento tem como objetivo:

  • Melhorar a elasticidade do músculo, utilizando técnicas de alongamento logo após o tratamento. Estes também devem ser continuados em casa regularmente para manter a melhoria;
  • Fortalecimento do músculo para evitar a vulnerabilidade a novas lesões.

Tratamento para desativação dos pontos-gatilhos

O Agulhamento à seco e com anestésico é uma técnica intervencionista que envolve a inserção de uma pequena agulha no ponto-gatilho. A aplicação contém uma mescla de medicamentos, incluindo anestésico local que serve para desativar o ponto-gatilho e aliviar a dor. também podem ser usadas ventosas (principalmente em quem tem medo de agulha) na acupuntura. Geralmente após um período curto de tratamento o paciente tem alívio por um bom tempo. O procedimento leva poucos minutos e é feito na própria Clínica, onde temos a estrutura física e tecnológica adequadas para tal.

O que é Fibromialgia >
Dor nas costas e pescoço >

Clínicas especializadas e de confiança em Brasília / DF

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

1 comments

  1. Vitoria

    Aprendi bastante neste artigo, ajudou tira algumas duvidas que estava parabéns pelo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Members
  • Active
  • New
  • Online
  • Groups
  • Active
  • Newest
Dark mode