9 sintomas causados pela má postura

Você sabia que a má postura é responsável por boa parte das dores que milhares de brasileiros sentem diariamente?

Define-se como postura a relação harmoniosa entre músculos, articulações e ossos. Eles tem como função em princípio, estabilizar espacialmente o corpo humano, bem como protegê-lo à medida que recebe estímulos do ambiente. A postura inadequada está associada à falta de harmonia entre suas estruturas de sustentação. O principal elemento dessa estrutura é a coluna vertebral que funciona como o eixo do corpo.

A má postura não tem consequências apenas estéticas. Também pode causar muitos transtornos físicos que podem afetar a qualidade de vida.

Os hábitos rotineiros, desde a forma como dormimos até a posição em que trabalhamos, somados ao sedentarismo e a outras características do estilo de vida vão impactando fisicamente o corpo. A coluna vertebral, responsável por dar a sustentação necessária para a cabeça e membros superiores, é uma grande vítima desses efeitos da má postura.

Algumas coisas a se observar com frequência na rotina é:

  • O modo como você se senta na cadeira;
  • A forma de caminhar;
  • A frequência com que se fica com o pescoço curvado para usar o celular;
  • A maneira como se senta no sofá.
  • A jeito de dormir

Importância da postura adequada

A postura ocupa um lugar fundamental para a saúde; manter uma postura inapropriada pode afetar diferentes partes do corpo que, ainda que não acusem problemas de imediato, a médio e longo prazo podem se pronunciar por meio de diferentes doenças. Podemos citar alguns exemplos de problemas causados pela má postura, como: dores nas costas e no pescoço, dores de cabeça, barriga saliente, entre outros.

9 sintomas causados pela má postura 1

Aliás, a postura incorreta compromete o funcionamento do nosso corpo, razão pela qual é preciso dar a devida atenção ao tema. Nossa produtividade e até o sono podem ser afetados. Em casos mais graves, ela atinge a coluna de tal modo que apenas uma intervenção cirúrgica é capaz de solucionar o problema.

9 consequências da má postura

1. Dor lombar

A dor lombar tende a surgir quando ficamos muito tempo parados, sentados de forma inapropriada ou em uma posição cuja coluna esteja curvada ou torta em vez de ereta. Todo cuidado é pouco ao carregar peso, pois a prática pode resultar no mesmo problema. Muitas vezes, as nádegas e as pernas também são atingidas.

Saiba mais >

2. Fadiga

Além das dores, a má postura atinge músculos e articulações. Logo, nossa capacidade de concentração e energia são comprometidas. Com a fadiga, falta motivação para executarmos nossas atividades, o que prejudica a produtividade.

Saiba mais >

3. Lesões

As lesões acometem principalmente pessoas que ficam por um longo período em uma única posição. Elas tendem a afetar profissionais de determinadas áreas, como técnicos laboratoriais que passam todo o expediente observando lâminas no microscópio. Por isso, eles têm mais chances de desenvolver hérnia de disco na área cervical.

Saiba mais >

4. Barriga protuberante

A saliência na barriga também está entre as consequências da má postura. Isso acontece porque, ao manter a coluna curvada, os músculos do abdômen avançam. Ou seja, tais estruturas do corpo são alteradas devido à posição inadequada. Nesse caso, a flacidez na região atinge até mesmo as pessoas magras.

Saiba mais >

5. Dor de cabeça e no pescoço

De modo geral, as dores de cabeça ocorrem por causa da tensão muscular proveniente da postura incorreta. No linguajar médico, chamamos tal problema de cefaleia tensional. Incômodos no pescoço são gerados pela mesma razão.

Saiba mais >

6. Desconforto na área central e traseira

Dores na área central e traseira da coluna, por sua vez, costumam surgir quando mantemos a curva dorsal acentuada ao sentar ou permanecemos muito tempo parados.

Saiba mais >

7. Cifose

A cifose é comum em idosos que sofrem de osteoporose e mantêm a postura incorreta. O problema é favorecido ainda pela falta de exercícios, os quais são importantes para fortalecer a musculatura e conservar a coluna ereta.

Saiba mais >

8. Insônia

Incômodos ocasionados pela má postura podem prejudicar também a qualidade do sono. De fato, fica difícil dormir bem sem que consigamos relaxar. Por isso, encontrar a posição ideal é importante para evitar problemas de coluna e ter um repouso tranquilo.

Saiba mais >

Dicas de como melhorar a má postura

Devido às mudanças nos hábitos e o aumento da expectativa de vidas, observamos uma tendência a piorar os problemas de posturais da população. Para corrigir a postura pode ser realizado uma avaliação postural e um tratamento com reeducação postural global (RPG).

Veja mais algumas dicas:

Fuja do sedentarismo

Praticar atividades para movimentar o corpo de forma frequente durante a semana é fundamental, assim, como também dedicar tempo aos exercícios de fortalecimento muscular, como, por exemplo, a musculação que é feita com aparelhos.

Saiba como >

Não passe muitas horas sentado(a)

Sentar-se com postura inadequada já é bastante prejudicial à saúde, mas ainda que a postura esteja correta, ficar muito tempo sentado sem dar espaço para pequenas pausas e alongamento do corpo, pode tornar-se razão para que lesões e tensões musculares surjam com mais frequência e facilidade.

Então, mesmo que em sua rotina, a maior parte do tempo seja sentado, reserve alguns minutos para se levantar, fazer pequenos movimentos, pequenas caminhadas e se alongar.

Saiba como >

Sente-se da maneira correta

A maneira menos prejudicial para a coluna e para as dores musculares é sentar-se com a coluna ereta, com os ombros alinhados e com os dois pés posicionados no chão.

Evite também sentar-se com a perna cruzada, pois isso pode trazer danos para a circulação sanguínea e acrescentar cansaço físico, facilidade para a formação de varizes e inchaço pelo corpo, principalmente nas pernas.

Saiba como >

Exercite-se da maneira correta

Já falamos que o sedentarismo é prejudicial ao corpo, por isso, a atividade física deve fazer parte da rotina, mas se exercitar da maneira correta e com peso além do indicado também contribui para dores e lesões musculares.

Além dos pesos utilizados nas atividades, observar a postura dos movimentos também é fundamental.

Saiba como >

Durma de lado

Dormir com o corpo na lateral é a postura mais indicada para dormir sem causar dores musculares, mas, ao usar essa posição para dormir, é importante manter um travesseiro que deixe a cabeça alinhada com a coluna sem deixar mais alto ou mais baixo.

Saiba como >

Use celulares e dispositivos móveis com uma postura correta

A maneira correta de se usar o celular é deixando ele posicionado na frente dos olhos sem que seja necessário ficar com o pescoço inclinado para baixo.

Saiba como >

Invista em métodos para melhorar a postura

Para todos os efeitos de uma má postura na rotina, existem diversos caminhos que se pode pegar para ajudar na melhora da postura e para os tratamentos que vão sanar as dores musculares, como Pilates e RPG.

Agendar avaliação e tratamento com RPG >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Tratamento Dor DF
Tratamento Dor DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, atua principalmente no tratamento da dor e fibromialgia. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas. Acupuntura, fisioterapia, reeducação postural global (RPG), Pilates, ortotripsia, infiltrações de ponto gatilho, viscossuplementação com ácido hialurônico guiados por ultrassom. Indicação de medicações e tratamentos específicos realmente precisos.

1 Comment

Quiro Salus - Quiropraxia

Uma aula sobre postura no dia a dia e como usar o corpo para termos maior qualidade de vida e criarmos degenerações desnecessários no corpo, evitando a dor nas costas, hérnia de disco, o tal do ciático inflamado, escoliose e tantas outras...

Responder

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *