Qual é o papel das vitaminas C na saúde das articulações?

A alimentação exerce uma importância fundamental para a saúde do corpo humano. É principalmente por meio dos alimentos ingeridos que o organismo consegue os mais diversos nutrientes de que precisa para exercer suas funções. Nas articulações, estruturas que unem um osso ao outro, isso não é diferente. Para elas, entre os nutrientes mais importantes, a vitamina C e a vitamina D merecem destaque. Veja como elas ajudam a manter a saúde das articulações. 

Entenda a relação entre a vitamina C e o colágeno

“A vitamina C auxilia numa etapa importante da formação e da estabilização do colágeno. Ela permite que as fibras do colágeno adquiram estabilidade e resistência, características essenciais que devem apresentar, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade”, afirma o reumatologista João Rodrigues. 

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo, sendo fundamental para a saúde das articulações. É graças à sua presença na cartilagem articular que os ossos conseguem se movimentar sem provocar dor. Nos casos de deficiência de colágeno, a cartilagem é pouco a pouco destruída e simples movimentos, como esticar e dobrar os joelhos, se tornam mais difíceis e dolorosos de realizar.

Por causa da importância da vitamina C e da vitamina D, é fundamental manter uma alimentação rica nessas substâncias. Enquanto a primeira está presente na laranja, no limão, kiwi, caju, tomate e morango.

Remédio natural para artrose – 11 tipos >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe a informação
Nutrição DF
Nutrição DF

Nutrição, nutrologia e performance física em Brasília / DF. Atendimento em clínica com bioimpedância de última geração, testes genéticos de alergia e intolerância e avaliação física completa. Equipe especializada, com preparador físico experiente, endocrinologistas, nutrologia, ortopedista e nutricionista esportivo.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *