Você sabia que sua postura pode provocar dor na região escapular?

A dor de origem da escápula tem sua origem na parte de trás do ombro (posterior), sendo possível sentir músculos tensos, com contraturas localizadas, chamadas de ponto gatilho.

Você sabia que sua postura pode provocar dor na região escapular? 1

Como a má postura pode causar dor na escápula?

Uma postura ruim pode influenciar direta ou indiretamente na dor escapular. Pode causar desequilíbrios do alinhamento da coluna cervical, pode causar tensões musculares localizadas na escápula e pode, indiretamente, aumentar a sobrecarga dos tendões do ombro.

Cada indivíduo tem uma formação corporal própria, provavelmente definida geneticamente. Algumas características, como o formato dos ossos, não são modificáveis ao longo do tempo. Outras alterações podem ocorrer por doenças, como os desvios laterais da coluna, conhecidos como escoliose. Mas muitas outras características posturais podem ser adquiridas (e também modificadas) durante a vida infantil e adulta.

Quais são as alterações posturais mais importantes da cintura escapular?

  • Protração da escápula (ombro para frente), que pode ou não ser devido à cifose torácica acentuada
  • Escápula rodada para baixo
  • Coluna cervical para frente
Você sabia que sua postura pode provocar dor na região escapular? 2

Consequências das alterações posturais na cintura escapular

  • Tensão ou contratura: dos musculos peitoral maior e menor; da porção superior do músculo trapézio e elevador da escápula; dos músculos escalenos
  • Fraqueza: da porção inferior do músculo trapézio; do músculo serrátil anterior; dos músculos romboides maior e menor; dos flexores anteriores cervicais.
  • Síndrome do impacto do ombro: a queda da escápula pode aumentar o atrito nos tendões do manguito rotador.

Ergonomia

As características da vida moderna tem relação direta com o aumento das alterações posturais e das lesões e dor que elas podem causar. O uso prolongado do computador tem uma relação direta com o aumento das queixas ortopédicas. Além disso, o uso do smartphone ou tablet em posições inadequadas também pode favorecer as lesões. A coluna cervical não tolera a flexão (olhar para baixo), assim como ombro não tolera permanecer em abdução por períodos prolongados.

A posição das mesas, cadeiras e teclados nem sempre é adequada ao tamanho de cada indivíduo. Muitos acabam permanecendo com o ombro abduzido (aberto ou para frente), o que pode causar problemas no longo prazo.

Algumas profissões são ainda mais problemáticas para os ombros e escápulas. Naquelas em que o profissional permanece com os ombros abduzidos por período prolongado, a taxa de lesões e complicações é superior, principalmente se a postura não estiver correta e a musculatura bem preparada.

Desequilíbrios musculares são encontrados nas principais alterações posturais da cintura escapular. Os mais comuns são as contraturas do trapézio superior, elevador da escápula e escalenos. Essas contraturas contínuas podem gerar “pontos gatilho”, também chamados de “trigger points”, que são bandas musculares tensas, que parecem pequenos nódulos nos músculos. Quanto às fraquezas musculares, as mais comuns são a da porção inferior do trapézio e do serrátil anterior.

Síndrome da rotação inferior escapular

A síndrome da rotação inferior escapular ou “Scapular downward rotation syndrome“ ocorre quando a borda medial da escápula não é paralela à coluna vertebral; em vez disso, o ângulo inferior da escápula é medial à borda medial espinha da escápula.

A teoria é que há um desequilíbrio dos rotadores superiores e inferiores da escápula. Ou seja, há um encurtamento do elevador da escápula, romboides e alongamento do trapézio superior e serrátil anterior. Também está associada a fraqueza da porção inferior do trapézio. Exercícios de encolhimento do ombro associados à abdução do ombro em 90° e 150° são benéficos para o alinhamento da escápula em indivíduos com a síndrome da rotação escapular para baixo.

Discinesia escapular

A discinesia da escápula é a alteração dos movimentos normais da escápula, originado por diferentes causas. A simples alteração do movimento, independente da causa é chamada de discinesia da escápula. O termo escápula alada é mais antigo e, hoje, representa as alterações mais graves da escápula, causadas, em geral, por lesões de nervos específicos. Alterações no movimento da escápula provavelmente são mais frequentes do que o relatado na literatura médica, pois muitos casos são subdiagnosticados, principalmente pelo falta de conhecimento no assunto. O desequilíbrio muscular mais comum ocorre por fraqueza do músculo serrátil anterior e pela porção inferior do trapézio, associado também a contratura muscular da porção superior do trapézio e do peitoral menor, associados à limitação da cápsula inferior.

Síndrome Cruzada Superior

Uma combinação de diversas alterações posturais e musculares da cintura escapular. A menos conhecida se refere às alterações posturais da cintura escapular e da coluna cervical, descrita como a síndrome cruzada superior ou “Upper Crossed Syndrome”.

As alterações descritas incluem:

  1. Cabeça desviada para frente (a cabeça está inclinada para frente à medida que os músculos anteriores são apertados e os posteriores são mais fracos)
  2. Lordose cervical aumentada e cifose torácica
  3. Ombros elevados e com protração
  4. Rotação ou abdução da escápula associada a discinesia

E os principais desequilíbrios musculares são:

  • Tensão ou contratura: dos musculos peitoral e menor; da porção superior do músculo trapézio e elevador da escápula;
  • Fraqueza: da porção inferior do músculo trapézio; do músculo serrátil anterior e dos flexores anteriores cervicais.

Tratamento da para dor na escápula

Os desequilíbrios musculares tem como tratamento preconizado a reabilitação. Os principais objetivos são o reequilíbrio muscular, fortalecendo os músculos com fraqueza e alongando aqueles com contraturas musculares. A reabilitação deve ser individualizada, portanto, para cada paciente. pode ser feito a dinamometria para testar os músculos mais envolvidos. A reabilitação promove a resolução completa nos casos posturais com a fisioterapia, RPG e Pilates.

Agende uma avaliação e tratamento >
Alterações posturais a relação com dorsalgia >
Lesões da cintura escapular >

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *