Treinar para o TAF de concursos públicos

O que é o Teste de Aptidão Física?

O Teste de Aptidão Física é uma etapa de seleção para determinados concursos públicos e é garantida por lei nesses casos.

A convocação costuma ocorrer após a avaliação teórica (provas objetiva ou discursiva), apenas para os aprovados nessa primeira etapa.

Treinar para o TAF de concursos públicos 1

A cobrança também costuma ser feita em níveis diferentes para candidatos e candidatas.

Em geral, um Teste de Aptidão Física pode solicitar de seus candidatos exercícios como:

  • Barra
  • Flexão de braço
  • Abdominal
  • Natação
  • Corrida de velocidade
  • Corrida de resistência

Em alguns casos, como do concurso da Polícia Legislativa, ainda é exigida uma avaliação funcional que verifica o percentual de gordura do candidato.

Treinar para o TAF de concursos públicos 2

Quais concursos exigem Teste de Aptidão Física?

Normalmente, os concursos que preveem Teste de Aptidão Física no edital são aqueles com disponibilidade de cargos em profissões que exigem condicionamento físico e esforço, como policiais e bombeiros.

Ou seja, todos os concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) demandam Teste de Aptidão Física a seus candidatos.

Como é realizado o Teste de Aptidão Física?

Há quem não faça a menor ideia de como é feito um Teste de Aptidão Física — alguns, inclusive, só descobrem na hora da prova!

Mas, como o ideal é se preparar com certa antecedência, você precisa entender como tudo funciona para direcionar corretamente seus esforços.

Você deve saber por exemplo, qual o tempo de deslocamento e o total do percurso nos exames de natação ou corrida, o número de repetições em exercícios de solo e barra.

Além, claro, da descrição de como devem ser feitos e o que é expressamente proibido.

Fique atento, porque se contrariar alguma regra, por menor que seja, poderá ser eliminado do Teste de Aptidão Física e colocar a perder todo o preparo.

No geral, os concursos solicitam ao candidato:

  • Exercícios em barra fixa (tempo e número variados).
  • Exercícios de flexão abdominal (tempo e número variados).
  • Corrida (normalmente 12 minutos em 2.400 metros).
  • Natação (de 25 a 50 metros, em cerca de 1 minuto).

Vale lembrar que em alguns concursos o Teste de Aptidão Física aplicado para homens é um pouco diferente do aplicado para as mulheres. E que se uma mulher estiver grávida no dia da prova, precisa apresentar um atestado médico para que possa realizar o TAF até 120 dias após o parto ou fim da gestação.

Saiba com que você está lidando desde a divulgação do edital

Antes de qualquer coisa, é fundamental ler o edital. É lá que estarão dispostos os detalhes do Teste de Aptidão Física: o que será preciso fazer, as metas e a pontuação exigida do candidato.

Todo bom treinamento deve ser feito com antecedência e de maneira constante, no sentido de entender plenamente todas as diretrizes do edital. Dessa maneira, o candidato conseguirá extrapolar a repetição da rotina de exercícios e entender sobre o que o teste realmente se trata.

O foco deve sempre estar direcionado aos exercícios adotados pelo edital. Mas é importante perceber que repetir a rotina do TAF não é treinar de fato. O principal erro é a simples repetição. O candidato deve manter-se fisicamente ativo a partir do momento que tem intenção de participar de concursos nos quais exigem TAF.

Como treinar para o TAF de concursos?

Dados mostram que a reprovação na parte física chega a 40% dos candidatos.

Esse números são bem alarmantes e demonstram o porquê devemos alertar os estudantes da importância de planejar a preparação para essa etapa.

Os estudantes ainda possuem uma postura muito equivocada em procurar a preparação física somente após a aprovação na parte intelectual (prova objetiva).

O candidato deve ter a consciência de que precisa treinar em concomitância com a parte intelectual. Assim, ele terá o benefício na parte teórica e a maior certeza de aprovação na parte física.

Quanto tempo antes devo começar a preparação?

O tempo ideal, segundo o professor, é iniciar a preparação de 3 a 6 meses antes da prova, pelo menos.

Cada pessoa tem suas particularidades físicas. Por isso, devemos levar em conta um série de fatores, como:

  • Estado físico do candidato
  • Sedentarismo
  • Hábito de praticar exercícios físicos

Planejar com antecedência se torna ainda mais necessário quando nos deparamos com um Teste de Aptidão Física que exige diferentes modalidades de exercícios.

A preparação não deve começar quando o edital sai. É importante treinar com antecedência e especificidade. Principalmente porque, após o resultado da prova objetiva, normalmente o intervalo de tempo até a prova do TAF é de cerca de seis semanas.

O que representa um curto espaço de tempo para aprender ou planejar qualquer preparação. Portanto, fique alerta e conheça a banca do concurso que você irá prestar.

Treino para barra fixa >
Treino para corrida >
Avaliação biomecânica do movimento >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Trata e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos para afecções do joelho e quadril, baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *