Tratamento das fraquezas e contraturas escapulares causando dor

O tratamento fundamental, independentemente: fortalecer e ativar os músculos periescapulares (romboides, elevador da escápula, latíssimo do dorso e o trapézio). Com sessões de fisioterapia, o paciente terá uma melhora na relação tensão-alongamento e isso irá aliviar as dores nas costas e ao redor das escápulas.

Compensações geradas pela escápula

Uma das principais compensações que surge quando temos uma escápula imóvel ou com movimentos errados é uma tensão no trapézio. Tensões nessa musculatura são comuns especialmente em alunos com desvios posturais e pessoas que trabalham muito tempo sentadas, mas quem disse que a escápula não está relacionada a eles?

Quando temos um trapézio tensionado encontraremos também:

  • Dor cervical;
  • Dor no ombro;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldades respiratórias.

Perceba como os problemas de falta de mobilidade escapular são extensos e influenciam diversas partes do corpo. No caso da respiração precisamos entender também a relação entre movimentos da escápula e gradil costal. 

Quando encontramos uma escápula que não só se move de maneira errada, mas também possui uma posição erradas podemos estar com um paciente com risco de desenvolver a síndrome do impacto.

Musculaturas importantes para trabalhar a mobilidade escapular

Para começar, quero dar ênfase ao serrátil, a musculatura responsável por manter a escápula presa ao gradil costal. Os pacientes com dor nas costas e cervical ou amplitude de movimento limitada precisarão fortalecer e ativar serrátil durante os exercícios, acabando com retrações. 

Também precisaremos trabalhar as musculaturas estabilizadoras de escápula, como:

  • Rombóides;
  • Peitoral menor;
  • Elevador da escápula;
  • Trapézio.

Observar bem as tensões apresentadas nessas musculaturas. Elas podem muitas vezes ser a causa da dor no paciente. Pode ser necessário realizar uma boa liberação dessas musculaturas antes de iniciar os exercícios.

Tratamento das fraquezas e contraturas escapulares causando dor 1

Além da melhoria na força, também é fundamental que as escápulas possam se movimentar sem que o paciente sinta dificuldade e limitação. Por isso, é preciso melhorar a flexibilidade e a mobilidade do local e o recomendado para isso são alongamentos pensados especificamente para o caso de cada paciente. Podem ser realizadas avaliações com dinamometria e posturais para orientação.

Tratamento das fraquezas e contraturas escapulares causando dor 2

O controle sobre os movimentos escapulares é, para a maioria das pessoas que sofre com a condição médica, algo bastante difícil e doloroso. Então, atrelado ao fortalecimento e melhora da mobilidade, é indicado também trabalhar o controle muscular do paciente. Esta melhoria é feita de forma integrada, na maioria dos casos, trabalhando em padrões recíprocos de puxar-empurrar. Quando o objetivo é melhorar a discinesia escapular, movimentos unilaterais e de conscientização são importantes para obter melhoras significativas no tratamento.

Tratamento das fraquezas e contraturas escapulares causando dor 3

O tratamento fisioterápico é importantíssimo para trazer mais funcionalidade e melhorar a qualidade de vida do paciente, principalmente por conta da dor e limitação funcional secundária no ombro. O Pilates pode ser uma excelente ferramenta para diversas alterações cinético funcionais da escápula.

Importante também é a melhora da postura

Perceba que não pode se ter uma coluna torácica cifótica, toda arredondada e retrair de maneira eficiente suas escápulas. O objetivo deve ser fazer uma extensão da coluna torácica para melhorar a mecânica no momento de exercitar o braço. Então combinar a extensão torácica com extensão da coluna cervical superior no RPG.

Agendar avaliação com dinamometria e tratamento com fisioterapia e pilates >
Conheça mais sobre as lesões da cintura escapular >
Importância do tratamento da discinesia da escápula >

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Trata e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos para afecções do joelho e quadril, baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *