Tratamento da diástase pós-parto com fisioterapia

Saiba mais como evitar o diagnóstico de diástase pós-parto e como a área da recuperação pós-parto é bem estruturada e pode oferecer caminhos múltiplos.

O que é diástase abdominal pós-parto

A região da mulher que mais é afetada com o crescimento da criança é o abdômen. Os músculos se afastam, os órgãos são realocados e o útero mais do que dobra de tamanho. Mas a questão é: após o parto tudo precisa “voltar para o lugar”.

Os órgãos facilmente voltam para o lugar, pois o espaço voltou a ser maior. Então é natural que eles se expandam e cheguem ao tamanho e lugar naturais. Com os músculos do abdome isso nem sempre é tão simples. Isso porque os músculos, quando enfraquecidos, podem não ter a força necessária para voltar ao lugar.

O resultado desse distanciamento dos músculos abdominais e dos tecidos conjuntivos é a diástase. Que causa flacidez e volume abdominal logo após o parto. Mas este não é um problema sem solução ou inevitável. Existem maneiras de tratar e prevenir a diástase pós-parto.

Prevenção da diástase pós-parto

Os hábitos anteriores à gravidez dizem muito sobre como o corpo vai reagir a esta nova fase. Por isso, é muito importante que a mulher, durante a gestação, mantenha uma rotina saudável. E isto inclui a prática de exercícios ou fisioterapia preventiva, pois eles são o melhor método para prevenir um quadro de diástase. Visto que ajudam no controle do peso, o que é um fator determinante para a prevenção do aparecimento do quadro de diástase pós-parto.

Alguns tipos de exercícios e atividades que podem e devem ser praticadas por gestantes, sempre sob orientação e supervisão, são:

1. Caminhada

A caminhada, além de manter sob controle o ganho de peso durante a gravidez, oferece outros benefícios. Por exemplo: melhora o equilíbrio e fortalece os músculos, evita o inchaço das pernas, melhora a circulação, a disposição e facilita, também, o encaixe do feto.

2. Hidroginástica

A hidroginástica na gestação favorece a mobilidade dos músculos, assim como manter o peso corporal controlado. Além de também ajudar no desenvolvimento saudável do bebê e facilitar o trabalho de parto.

3. Pilates

O pilates promove o fortalecimento da musculatura, auxilia na correção da postura e também aumenta a resistência muscular. Com isso, os músculos do abdome, por mais que naturalmente sejam afastados durante a gravidez, retornarão com maior facilidade, evitando flacidez e o acúmulo de volume na região.

4. Musculação

Assim como o pilates, a musculação tem como uma das principais funções fortalecer a musculatura e evitar o enfraquecimento dos principais músculos da região. Além do mais, essa modalidade auxilia no controle do peso.

Tratamento da diástase pós-parto com fisioterapia 1

Tratamento de diástase pós-parto

O método de tratamento vai depender da complexidade do caso. Em pacientes com graus mais leves, uma combinação de exercícios na fisioterapia e Pilates para fortalecimento e equilíbrio muscular pode resolver. Mas para casos mais avançados, em que a prática de exercícios e uma dieta equilibrada não dão conta de resolver, uma das saídas é a cirurgia. A abdominoplastia é uma plástica restauradora que amarra a musculatura do abdome, evitando novos distanciamentos.

Agendar um tratamento >
Saiba mais sobre tratamento fisioterápico >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global (RPG), quiropraxia, acupuntura e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *