Para que serve a dinamometria

Força muscular e dinamometria

A força muscular (FM) é a capacidade de um músculo ou de um grupamento muscular de gerar torque sobre uma articulação específica. É considerada a valência física mais importante, estando intimamente envolvida com a capacidade funcional.

Uma redução da FM é um preceptor de limitações físicas. O declínio na função motora, incluindo um decréscimo na força e no desempenho muscular, leva à redução da autonomia evidenciada na realização das atividades de vida diária (AVDs), principalmente em idosos.

Estudos demonstram que os níveis de FM estão relacionados aos índices de limitações funcionais e problemas de saúde gerais durante a vida, além de estarem independentemente associados com o risco de morte por todas as causas em ambos os sexos e por câncer exclusivamente no sexo masculino.

A fraqueza muscular associada ao uso inadequado do corpo no dia a dia expõe as estruturas da coluna a agravos, o que pode resultar em uma maior taxa de afastamentos temporários ou permanentes do trabalho.

Para que serve a dinamometria 1

Além disso, avaliação da força muscular permite determinar o perfil da condição muscular, identificando os desequilíbrios musculares de uma forma específica, refletindo um parâmetro importante na adequada realização da prática esportiva. Neste sentido, a dinamometria tem sido amplamente utilizada nas últimas décadas como método para avaliar a força e o equilíbrio musculares. Alterações nos parâmetros musculares estão intimamente relacionados à lesões e, consequentemente, à queda no desempenho funcional. Os principais fatores de risco para a ocorrência de lesões são assimetrias na comparação de um membro com o contralateral. A avaliação muscular através da dinamometria permite a descrição de dados normativos úteis na prevenção, treinamento e reabilitação.

Quem deve fazer a dinamometria?

O exame de dinamometria é indicado no acompanhamento de atletas, para pessoas com lesões musculares em qualquer parte do corpo e também durante avaliações físicas.

O teste deve ser repetido de tempos em tempos pra que o fisioterapeuta possa ver se os exercícios do tratamento tão mesmo melhorando a força e o equilíbrio muscular.

Agendar avaliação >
Treinamento proprioceptivo >
Tipos de fibras musculares >

Referências:

ANÁLISE DA FORÇA DE PREENSÃO MANUAL EM IDOSOS PRATICANTES E NÃO-PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES
Avaliação dos músculos extensores e flexores de joelho em jogadores de futebol profissional

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Trata e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos para afecções do joelho e quadril, baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *