Músculo grande dorsal e o quadril – relação com a postura e marcha

O músculo grande dorsal ou Latíssimo do Dorso aduz o úmero no plano frontal, estende o braço no plano sagital e roda internamento o úmero no plano transverso.

Só que avaliando dinamicamente, a perspectiva muda:

– Usemos o braço direito como referência no exemplo do que acontece durante o ciclo da marcha: O ombro direito e o quadril esquerdo flexionam quando o calcanhar esquerdo atinge o solo. Da mesma forma, o ombro esquerdo e o quadril direito estão estendidos. Esta ação “carrega” poderosamente os abdominais e quadris no plano transverso. Neste cenário, o grande dorsal está carregado excentricamente e desacelera o ombro no lado direito.

– Considerando um movimento como um arremesso, o grande dorsal irá assistir na desaceleração do braço no movimento acima da cabeça do arremesso, então age para desacelerar o braço quando ele entra em rotação interna durante a fase de liberação da bola. É nesta fase de liberação da bola, que o grande dorsal é altamente recrutado e precisa trabalhar sinergisticamente com o quadril oposto através da fáscia toracolombar, inserindo no complexo glúteo para controlar o movimento do braço.

Músculo grande dorsal e o quadril - relação com a postura e marcha 1

Esta conexão fascial (mencionada anteriormente) forma o Fator-X posterior das Vias Expressas de Flexibilidade.

(N.T: Em inglês: X-Factor, chamado assim por Chuck Wolf em virtude da conexão cruzada do grande dorsal com o glúteo máximo do lado oposto, formando um X. As conexões de fáscias e músculos, Chuck chama de Vias Expressas de Flexibilidade, similar a muitos conceitos desse tipo, com muitos nomes diferentes, como o conceito de Thomas Myers ao qual ele chama de Trilhos Anatômicos. Apesar de muitos nomes diferentes, o ponto em comum é: as inúmeras conexões fasciais do corpo humano).

Esta ação demonstra a necessidade do grande dorsal e dos quadris serem sinergicamente móveis para reduzir o estresse sobre a coluna lombar. O grande dorsal é a única estrutura muscular do corpo que conecta o quadril ao ombro (do lado oposto), e tem uma forte implicação sobre a postura, a marcha e atividades funcionais.

Uma análise da marcha e postura podem detectar o problema >

Trabalhar o equilíbrio muscular entre os lados opostos é fundamental no dia a dia, para a marcha, como para os esportes. O pilates auxilia bastante neste caso.

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