Importância da mobilidade do tornozelo

Limitações na dorsiflexão do tornozelo podem causar várias limitações funcionais bem como no desempenho atlético, levando ao desejo de se realizar exercícios de mobilidade de tornozelo. Este tipo de exercícios se tornaram bastante populares ao longo dos últimos anos, e frequentemente são um componente importante de exercícios corretivos e da preparação de movimento.

Considerando nossas adaptações posturais e hábitos na escolha dos calçados (especialmente os sapatos de salto alto), não é surpresa que muitas pessoas têm problemas de mobilidade de tornozelo.

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Vários estudos têm sido publicados demonstrando que a limitação na dorsiflexão tem impacto no agachamento, agachamento unilateral, aterrissar de um salto, descer um degrau.

Estes são os blocos de construção de padrões de movimento funcionais, daí a importância de se planejar exercícios para melhorar a dorsiflexão. Embora o quadril tem uma larga influência na mobilidade e no posicionamento do tornozelo, ainda assim, é importante desempenhar exercícios de mobilidade para o tornozelo.

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Como Avaliar a Mobilidade do Tornozelo

Importância da mobilidade do tornozelo 1

Teste de Dorsiflexão Meio-Ajoelhado: você ajoelha no solo e assume uma posição similar a usada em alongamentos dos flexores do quadril. O pé da frente, que é o que está sendo testado, deve estar posicionado a uma distância da parede de 5 polegadas (12,7 cm). Isto é importante e chave para a padronização do teste.

A partir desta posição, o sujeito se inclina mantendo o calcanhar no solo. Então você pode medir o ângulo da tíbia em relação ao solo ou medir a distância da patela até a parede no momento que o calcanhar começa a sair do chão. Um método alternativo seria variar a distância em que o pé se encontra da parede, e medir a distância do dedão até a mesma.

Eu pessoalmente prefiro a distância padrão de 5 polegadas (≈ 12cm). Se o sujeito consegue tocar o joelho na parede a partir desta distância, ele tem uma mobilidade muita boa. Notem que na foto meu cliente está usando calçado minimalista, mas descalço seria o ideal.

Exercícios de Mobilidade de Tornozelo para Melhorar a Dorsiflexão

Como mencionei anteriormente, gosto de usar um processo de 3 passos para maximizar os ganhos quando tento aumentar a dorsiflexão:

1. Liberação miofascial na panturrilha e fáscia plantar.
2. Alongamento na panturrilha.
3. Exercícios de mobilidade de tornozelo.

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Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global (RPG), quiropraxia, acupuntura e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

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