Fisioterapia para reabilitação do quadril

O quadril é uma parte muito importante do corpo, responsável por sustentar grande parte do nosso peso. É muito importante que ele esteja em bom funcionamento. As patologias podem aparecer quando uma ou mais partes do quadril não realizam suas funções de movimento corretamente.

Há diferentes intervenções que podem ser utilizadas para o tratamento destas patologias, desde medicamentos até cirurgia, passando por exercícios e condutas para o relaxamento, alongamento e reorganização postural; tudo isso na tentativa de amenizar os sintomas e solucionar o problema.

Fisioterapia para reabilitação do quadril 1

Anatomia funcional do quadril

O quadril é uma articulação estável que é capaz que suportar o peso corporal. Sua formação se dá pelos ossos do fêmur e da pelve, além da articulação acetábulo-femoral e dos ligamentos iliofemoral, pubofemoral e isquiofemoral. Todos eles permitem o pleno funcionamento do quadril em três planos de movimento.

A articulação do quadril, conhecida como acetábulo-femoral, é responsável pela transmissão das cargas axiais do tronco e membros superiores para os membros inferiores tanto na posição estática como na dinâmica da locomoção.

Esta articulação faz a união entre o tronco por meio da cintura pélvica e os membros inferiores. além disso, caracteriza-se pela ótima congruência articular, o que lhe proporciona grande estabilidade, apresentando ainda boa mobilidade articular com 3 graus de movimentos conforme falado acima.

Mecânica do movimento

A cintura pélvica que é formada pelo Ilio Isquio Púbis, desempenha um papel importante na sustentação de peso corporal. Ao mesmo tempo que oferece mobilidade ao aumentar a amplitude de movimento no membro inferior.  Além disso, é local de inserção muscular para 28 músculos do tronco e da coxa.

A Pelve é responsável por posicionar a articulação do quadril em um local favorável para o movimento do membro inferior que realiza ações articulares eficientes.

Juntamente com a articulação, a cintura pélvica faz parte de um sistema de cadeia cinética fechada, em que as forças avançam superiormente desde o membro inferior passando pelo quadril, pelve e tronco.

O posicionamento da cintura pélvica contribui também para a manutenção do equilíbrio postural, mediante ações musculares específicas, pois esta é uma área do corpo que apresenta diferenças importantes entre os sexos na população em geral: as mulheres apresentam a pelve mais leve, delgada e ampla se comparada ao homem.

Quando realizado o apoio unipodal na marcha, três forças atuam na pelve sobre a articulação do quadril. São elas:

  • Forças abdutoras do quadril
  • Peso do corpo
  • Forças de reação articular.

Estas forças atuam com maior ou menor magnitude dependendo diretamente de seus vetores e suas direções.

Atenção fisioterapêutica nas patologias do quadril

Quando uma pessoa sofre algum tipo de patologia, artrose do quadril, síndrome do piriforme, artrite reumatoide, bursite do quadril, pubalgia, é normal que se perca a mobilidade do local afetado e até mesmo das regiões que participam diretamente ou indiretamente do lugar afetado.

É normal também que a dor force o indivíduo a limitar seus movimentos, fazendo com que o quadril perca sua principal necessidade. Por isso, a mobilidade é um fator importante no momento de realizar o tratamento de patologias do quadril através da fisioterapia.

O glúteo é uma musculatura essencial para realizar os movimentos com o quadril. Então profissional algum pode esquecer de incluir trabalhos com essa musculatura.

Fisioterapia para reabilitação do quadril 2

Já em casos no qual o paciente opte junto ao médico por realizar a cirurgia, a Fisioterapia pode ser utilizada tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório. Em ambas as fases, os movimentos buscam melhorar a força, mobilidade e amplitude do movimento, restabelecendo sua funcionalidade.

Como a fisioterapia não oferece riscos à articulação, é possível iniciar os movimentos e exercícios precocemente, o que acelera o processo de recuperação do paciente, nos casos de tratamento pós-operatório. Desta forma, Pode-se perceber que a Fisioterapia oferece benefícios na recuperação das patologias do quadril independente da desordem de quadril apresentada.

Agendar um tratamento >
10 dúvidas respondidas sobre lombalgia >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global (RPG), quiropraxia, acupuntura e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *