Fisioterapia no Tratamento da Dor Lombar

As causas das dores lombar pode estar associada a desequilíbrios musculares, protusões, alteração na estrutura óssea ou mal posicionamento da vértebra, encurtamentos musculares e baixa ativação da musculatura estabilizadora.  Quando há fraqueza ou déficit de ativação da musculatura estabilizadora. geramos uma sobrecarga mecânica devido a indesejados movimentos articulares, sendo esse um mecanismos de lesão da lombalgia.

O primeiro processo de seleção é uma anamnese completa do paciente para analisar se ele se encaixa ao modelo de tratamento conservador, após avalia a intensidade da dor e determina em qual fase se encontra, isso é avaliado através de questionários de função para quantificar o nível de incapacidade atual e para medir a aceitação do paciente atividades físicas. O terceiro e último processo é o exame físico completo e minucioso, terminando com a observação dos exames de imagem disponíveis pelo paciente.

Fisioterapia no Tratamento da Dor Lombar 1

Após o exame descrito acima, o fisioterapeuta identifica o conjunto de sinais e sintomas apresentados nos três processos de seleção com o objetivo de classificar o paciente em 4 subgrupos distintos de intervenção terapêutica: subgrupo manipulação, subgrupo movimentos específicos, subgrupo estabilização e subgrupo tração.

O subgrupo de manipulação apresentam características semelhantes onde o tempo de dor e a região dolorosa se assemelham. A técnica normalmente é feita de duas maneiras, variando da habilidade do terapeuta, onde os movimentos articulares podem ser  de uma maneira mais lenta e ritmada ou movimentos mais rápidos, também conhecidos como thrust.

O grupo de estabilização os pacientes são submetidos a atividades de respiração e ativação profunda do abdômen, trabalhando todos os estabilizadores de lombar. Esse exercícios são prescritos de maneira progressiva evoluído de no período de 4 semanas perante evolução do paciente.

Os movimentos específicos são divididos em Movimentos de Flexão, de Extensão e desvio Lateral, o nome do movimento trabalhada a direção que causa alivio da dor. Associado as técnicas especificas para posicionamento, podemos acrescentar exercícios aquáticos, alongamentos e exercícios complementares.

Fisioterapia no Tratamento da Dor Lombar 2

Ultimo subgrupo de tração, como o nome já diz promove a tração lombar onde causa uma discreta liberação das facetas por aumentos intra-articular, diminuindo a pressão nos discos. A tração lombar pode ser realizada através da tração mecânica, manual ou em uma  piscina terapêutica  com auxílio de dispositivos como cintas/fitas.

Agendar um tratamento >
10 dúvidas respondidas sobre lombalgia >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *