Eversão do calcâneo e entorse de tornozelo

As fontes de potência interna que impulsionam o corpo são os quadris e o tronco: o centro do corpo. Existem muitas maneiras de ativar essa fonte de potência, mas provavelmente a mais importante para a função vertical em nosso ambiente gravitacional é a eversão do calcâneo.

A eversão do calcâneo é o resultado de atingir o solo com a parte lateral do calcanhar quando caminhamos.

Eversão do calcâneo e entorse de tornozelo 1

Elo de Ligação da Reação em Cadeia

A eversão do calcâneo que cria a pronação da articulação subtalar produz 2 importantes reações no corpo: Uma distal e outra proximal.

Quando a subtalar está pronada, os ossos da articulação mediotársica estão mais móveis. Durante a descarga de peso, isso permite ao pé se adaptar à superfícies desiguais e, mais importante, quando o arco plantar abaixa certos músculos são alongados (carga excêntrica), a fim de tornarem-se mais potentes (Ex.: Fibular longo).

Quando o calcâneo começa a inversão os processos são o inverso, a fim de criar um pé mais estável ao mesmo tempo que os músculos estão em uma carga concêntrica.

Os efeitos proximais da eversão do calcâneo são mais significativos. Em virtude do ângulo do eixo da articulação subtalar, o movimento no plano frontal do calcâneo cria um movimento no plano transverso da tíbia/fíbula. A subtalar é chamada de “Conversora de Torque”, porque converte o movimento no plano frontal do pé em um movimento no plano transverso da parte inferior da perna e vice-versa. Esse movimento no plano transverso da perna frequentemente se transfere ao fêmur, pelve e coluna lombar.

Eversão do calcâneo e entorse de tornozelo 2

Em virtude da articulação subtalar ser triplanar e de todas as articulações se moverem em 3 planos, a eversão do calcâneo durante atividades com descarga de peso produz reações em 3 dimensões no joelho, quadril e articulações espinhais.

  • Durante a caminhada o joelho irá flexionar, abduzir (valgo) e rodar internamente.
  • O quadril responde à eversão do calcâneo e movimento do tornozelo flexionando, aduzindo e rodando internamente.
  • Uma vez que a pelve também é dirigida pela gravidade e força de reação do solo, será criado movimento articular na coluna.

Ligação com a entorse de tornozelo

A falta de eversão do calcâneo pode inibir o movimento articular normal e a ativação muscular no corpo todo.

Se a eversão excessiva é algo ruim, então a eversão limitado também o é. Esta insuficiência irá inibir os movimentos dos ossos proximais.

Isso irá por sua vez, diminuir a carga excêntrica nos músculos do quadril e do tronco. O joelho irá exibir uma posição de varo e não será mais um amortecedor de choques eficiente. O tornozelo se tornará suscetível à lesões por inversão (entorses).

Eversão do calcâneo e entorse de tornozelo 3

Tratamento e prevenção da entorse de tornozelo

Todas as avaliações funcionais deveriam incluir um ou mais testes que determinem se o indivíduo tem eversão suficiente disponível e se está usando esse movimento articular no desempenho de suas tarefas.

As causas da insuficiência podem ser estruturais ou funcionais.

Limitações estruturais são determinadas pela quantidade de eversão em cadeia cinética aberta. Muitas limitações estruturais são adquiridas. Qualquer período de imobilização ou descarga de peso protegida são causas prováveis de limitação na eversão do calcâneo. Esse movimento articular deve ser restaurado para que o corpo seja saudável e eficiente.

Limitações funcionais estão presentes quando o movimento articular está presente, mas outras estruturas inibem o uso deste movimento. Um valgo estrutural do antepé ou uma articulação mediotársica rígida irão bloquear a eversão do calcâneo.

Rotação interna limitada do quadril frequentemente dita à articulação subtalar que a eversão não pode ocorrer. Essas limitações funcionais podem produzir mudanças estruturais com o passar do tempo.

Agendar avaliação >
Análise 3D do movimento >
Pé plano ou pé chato >

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Trata e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos para afecções do joelho e quadril, baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *