Alterações posturais e dores nas costas

Diferentes tipos e descrições das alterações posturais

Existe grande variação da nomenclatura das alterações posturais da cintura escapular e da coluna cervical. Além disso, no meio científico, existem poucos estudos de qualidade avaliando essas alterações posturais, apesar da grande importância desse tema na atualidade, em que as pessoas passam cada vez mais tempo com seus smartphones e tablets ou no computador.

Alterações posturais e dores nas costas 1

Alterações posturais e dor nas costas

Existem diferentes categorias de alterações posturais, veja a classificação de Kendall. Nós somos seres não simétricos, pois temos predominância do uso de um membro, então pequenas assimetrias são aceitáveis.

Alterações posturais e dores nas costas 2

Existe correlação entre posturas viciosas (erradas) e os efeitos dessas variações posturais na presença de roturas do manguito rotador (que podem gerar dor ou não). As taxas de roturas do manguito rotador são bem menores nos indivíduos com uma postura ideal, quando comparados às outras alterações posturais. Isto chama a atenção para a importância do tratamento da postura nos indivíduos que queiram prevenir ou tratar as doenças do manguito rotador.

Uma das principais compensações que surge quando temos uma escápula imóvel ou com movimentos errados é uma tensão no trapézio. Tensões nessa musculatura são comuns especialmente em pacientes com desvios posturais na região das costas, em torno das escápulas e região do pescoço posterior (atrás da região cervical). As dores nos grupos musculares das costas, principalmente na região ao redor das escápulas, podem ocorrer por causa de uma postura inadequada durante o dia – que afetam pessoas que trabalham usando o computador por longos períodos de tempo – com uma postura curvada para frente, provocando encurtamento dos músculos que fazem a protração da escápula e enfraquecendo os que fazem a retração, causando discinesia escapular.

Tratamento e prevenção das alterações posturais ou má postura

Alterações posturais e dores nas costas 3

Ajustes posturais e de ergonomia e, principalmente, um bom preparo da musculatura do ombro, escápula e cervical podem prevenir a dor dessa região e complicações mais sérias. Técnicas de reabilitação são fundamentais, como a fisioterapia, RPG e Pilates.

Agende uma avaliação e tratamento >
Dicas para melhorar a ergonomia >
Conheça sobre a discinesia escapular >

Referência:
Postura e controle postural: desenvolvimento e aplicação de método quantitativo de avaliação postural

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos baseados na análise do movimento e dinamometria. Tratamentos com ortotripsia, procedimentos de infiltração, viscossuplementação com ácido hialurônico e bloqueios para tratamento da dor guiados por ultrassom.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *