Funciona a acupuntura para tratar enxaqueca

A acupuntura se originou na China há milênios e se espalhou para o Japão, Coreia e pelo restante da Ásia. A técnica é utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e tem por objetivo equilibrar a energia do organismo e, assim, fazê-lo curar ou prevenir doenças por si só. É reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1970.

Foi comprovada cientificamente que a acupuntura é eficaz no tratamento para prevenção de crises de enxaqueca e de dores de cabeça, assim como também é eficaz no tratamento da dor durante a crise.

A eficácia do método está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma alternativa junto ao tratamento convencional e evitando o consumo excessivo de medicamentos com bons resultados.

Os pontos e estímulos podem variar de sessão para sessão, de acordo com o relato e diagnóstico de cada paciente. Existem diferentes causas para a dor de cabeça, desde estados emocionais, cansaço, fadiga, sono, estresse, tensão, fome, até ser sintoma que acompanha outras doenças como hipertensão, diabetes ou síndrome pré-menstrual.

Funciona a acupuntura para tratar enxaqueca 1

Benefícios da acupuntura no tratamento da enxaqueca

Segundo a Fundação Americana de Enxaqueca (em inglês: American Migraine Foundation), a enxaqueca é caracterizada por dor moderada a intensa, que pode ou não latejar. Concentra-se em um lado da cabeça e pode incluir sensibilidade à luz e ao ruído, náusea e vômito.

A enxaqueca é o segundo tipo mais prevalente de distúrbio primário de cefaleia, que afeta aproximadamente 12% dos adultos nos países ocidentais — sendo três vezes mais comum entre as mulheres.

Além de ser extremamente incômoda e muitas vezes incapacitante, a enxaqueca pode estar associada à outras comorbidades graves. Veja alguns exemplos:

  • a enxaqueca, especialmente quando crônica, está frequentemente associada a desregulação do temperamento afetivo e comportamento suicida;
  • aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • aumenta o risco de lesões cerebrais clinicamente silenciosas;
  • duração longa e frequência aumentada das crises de enxaqueca estão correlacionadas com diminuição do desempenho cognitivo.

Para resolver ou diminuir a frequência e a gravidade das crises, os pacientes recorrem, na maioria das vezes, ao tratamento conservador, que inclui o uso de analgésicos combinados com cafeína, anti-inflamatórios não esteroides, entre outros medicamentos.

Infelizmente, alguns pacientes podem sofrer com efeitos colaterais desses medicamentos ou podem simplesmente não se beneficiar do seu uso. Sendo assim, optar por um tratamento para enxaqueca que seja complementar, como a acupuntura, pode ser uma excelente alternativa.

Acupuntura: uma alternativa de tratamento não farmacológico para enxaqueca

O efeito da acupuntura no tratamento da enxaqueca é bem reconhecido na Medicina Tradicional Chinesa e, nos últimos anos, o mesmo tem acontecido na medicina ocidental moderna.

As crises de enxaqueca podem durar de quatro a setenta e duas horas. Nesses casos, recomenda-se sessões semanais para diminuição rápida e total da dor. Em casos mais agudos, podem ser feitas mais sessões durante a semana.

Cefaleias tensionais >

Quando essas dores são causadas por emoções, como estresse, raiva, depressão ou irritação, trata-se o equilíbrio do órgão afetado. Procura- se conhecer qual dessas emoções encontra-se mais alterada e aplica-se pontos calmantes e para relaxamento do paciente.

Agende uma avaliação >
Medicatação no tratamento da dor >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Acupuntura Brasília
Acupuntura Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, temos acupunturistas médicos e fisioterapeutas especialistas em espaço adequado com ambientação apropriada para a realização da terapia.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *