Acupuntura para tratar Cefaléia

Cefaleia ou dor de cabeça é uma condição clínica frequente na população. Pode ser uma entidade clínica de inúmeras causas (vascular, )ou ser sintoma de outro processo em andamento. Por isso é fundamental o médico diagnosticar qual exatamente é a condição pois muitas vezes, o retardo no diagnostico correto leva ao insucesso do tratamento.

Para a Acupuntura, as cefaleias podem ter inúmeras causas pois vários Meridianos ou Canais de Energia, bem como os Zang Fu (Órgãos e Vísceras) podem causar distúrbios na circulação de energia. Ela atua com seu efeito analgésico e anti-inflamatório, fazendo diminuir dose dos medicamentos até sua completa retirada quando possível.

Muitas vezes, a cefaleia acompanha outros sintomas, como no caso da Tensão Pré Menstrual (TPM). Assim, é necessário tratar a desarmonia existente no Gan (Fígado) para que haja melhora na cefaleia.

Acupuntura para tratar Cefaléia 1

Tipos de Cefaléias

Sinusite

A dor de cabeça de sinusite é uma condição que se caracteriza, principalmente, por uma pressão no crânio e forte dor latente na região próxima aos olhos, nariz e maçãs do rosto — conhecidas como seios paranasais da face. São cavidades ósseas e ocas do crânio que apresentam 2 aberturas na direção ao nariz.

A dor de cabeça de sinusite é uma condição bastante incômoda, especialmente para as crianças. Trata-se de uma doença também chamada de cefaleia sinusal, que se caracteriza por uma intensa dor na região da cabeça e rosto que vem acompanhada de outros sintomas, como inflamação nos seios da face.

Alguns cuidados pontuais podem contribuir para evitar o surgimento da doença:

  • evitar o cigarro;
  • beber bastante líquido;
  • usar sprays de água salgada para umedecer o canal nasal e expelir sujeiras;
  • respirar ar úmido e quente;
  • evitar ingerir bebidas alcoólicas, pois o álcool gera inflamação dos tecidos nasais.

Enxaqueca >

Cefaléia Tensional

A cefaléia tensional é umas das três espécie mais frequentes e que afeta cerca de 13% da população brasileira, ela acomete mais as mulheres com idade média de 40 anos. Os tipos de cefaléia diferencia pela sua intensidade, frequência, e localização, esses tipos falam bastante da origem da dor.

A cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça de leve a moderada intensidade, descrita como a sensação de uma faixa apertando a cabeça, muitas das vezes. É o tipo de dor de cabeça mais frequente está relacionada ao aumento da tensão dos músculos do pescoço e do couro cabeludo, que, por sua vez, pode ser causada por: repouso insuficiente, estresse emocional, ansiedade, má postura, fome e excesso de exercícios.

Em crises de enxaquecas ou cefaleias tensionais (causadas pela tensão do músculo trapézio, localizado na base do pescoço), além dos pontos para analgésicos da dor, utiliza-se pontos para relaxamento muscular, descomprimindo as veias que passam pelo músculo, liberando a circulação local.

Cefaléia Cervicogênica

A Cefaléia cervicogênica se define como uma dor mencionada por alguns pacientes como uma dor na cabeça, no entanto ela é causada de um problema cervical, dor e inflexibilidade no pescoço que aparece nas articulações do atlanto occipital, na região da cabeça, nuca, face, e pescoço.

A cefaléia cervicogênicas é uma das situações mais comuns, e de acordo com dados médicos, cerca de 40% das pessoas sofrem no mínimo uma dor aguda na região da cabeça.

Causas de Cefaléia

São muitas as prováveis causas da cefaléia, entretanto a cefaléia cervicogênica é mais associada a problemas como: 

  • Preocupação 
  • Tensão
  • Estresse
  • Ansiedade

Por outro lado, o que também podem causar alteração constante é o mau alinhamento dos ombros, pode ser por diferença no comprimento das pernas e consequente desalinhamento da coluna, possivelmente, os responsáveis são os maus hábitos posturais. A necessidade de manter a linha bipupilar leva ao desvio do pescoço e dos ombros, tal situação provoca maior esforço dos músculos cervicais, particularmente de esternocleidomastóideo e do trapézio.

Quais os tratamentos para a cefaléia

Existem alguns tratamentos para a cefaléia cervicogênica, mas cada tipo de tratamento dependerá da gravidade dos sintomas de cada paciente, e envolvem:

  • Medicamento;
    Um profissional da saúde pode recomendar medicamentos prescritos com ou sem receitas para aliviar a dor de cabeça como analgesicos ( paracetamol), antiinflamatórios não esteroides (Aspirinas, Ibuprofeno), relaxantes musculares, medicamentos anti convulsões, e antidepressivos.
  • Fisioterapia;
    A fisioterapia é capaz de amenizar os hábitos da postura, aumentar e adaptar os movimentos, no que se refere a dor, os benefícios são pequenos e por pouco tempo. Na fisioterapia são usadas intervenções neuro músculo esqueléticos, seguindo aproximação de muitos modos, é utilizado diversas técnicas em diferentes regiões e tecidos, usando ajustes técnicos e exercícios na região cervical demonstra que tem boa efetividade.
  • Bloqueio de nervos;
    O bloqueio de nervos do crânio é recomendado para qualquer tipo de dor de cabeça, cefaleia cervicogênica, tensional, enxaquecas. O bloqueio é um método simples e seguro, é empregado em todo mundo há anos e sem necessitar de internação ou preparar o paciente, compara-se com uma anestesia dentária. Recomenda-se 3 aplicações com espaço de tempo de 15 dias intercalados para que o resultado tenha um efeito melhor no crânio, gradualmente o paciente vai sentindo as crises mais fracas e assim mais ajustáveis aos analgésicos. O bloqueio é feito no nervo occipital, maior, menor, raiz C2, esse bloqueio é feito por um especialista em dor, infiltrando no local um anestésico, pode-se adicionar um corticoide, normalmente amenizam a dor e contribuem a indicar a sua procedência.
  • Neuromodulação;   
    Consiste numa cirurgia com implante de eletrodos nos nervos occipitais na parte de trás da cabeça para estimular o nervo, o tratamento de neuromodulação é usado em casos que o paciente tem cefaleia crônica intratável.
  • Remoção por radiofrequência pulsada
    A metodologia abrange o uso de ondas de rádio para esquentar a ponta da agulha, um especialista da saúde aplicará a agulha no nervo que está causando a dor, o calor da agulha de modo efetivo neutraliza o nervo parando a capacidade do nervo de mandar sinais de dor ao cérebro. 
  • Estimulação elétrica do nervo transcutâneo (TENS)
    A aplicação da estimulação elétrica do nervo transcutâneas são colocados pequenos eletrodos na pele para incitar os nervos que estão mais pertos da fonte da dor, seu uso tem mostrado bons resultados nas síndromes dolorosas crônicas da cefaleia. Nos TENS os eletrodos são colocados levemente sob a musculatura lombar, TENS estimula mais fibras nervosas tipo A-beta, esta terapia pode ser utilizada em conjunto com a acupuntura e agulhamento de pontos gatilho.
  • Acupuntura

Para iniciar o tratamento da cefaleia com a acupuntura, a indicação é fazer sessões uma a duas vezes por semana, os pontos serão individualizados e baseados no diagnóstico da medicina chinesa tradicional, quando o acupunturista observará os resultados no primeiro mês do tratamento, dependendo do resultado e da intensidade das crises que o paciente tenha antes de começar a acupuntura.  A acupuntura se sobressai pois é uma terapia que não se usa medicamentos, ela é eficiente no tratamento da dor de cabeça, sem contar que é uma técnica segura, acessível, e não tem efeitos colaterais. Além do mais, o tratamento com a acupuntura para a cefaleia diminui o uso de medicamentos, proporciona analgesia,  relaxamento, possibilitando a liberação de opióides, endorfinas, e serotoninas, reduzindo a frequências das crises, e o nível da  dor. Seu efeitos homeostático harmoniza psicologicamente o indivíduo.

Agendar tratamento com acupuntura>

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Acupuntura Brasília
Acupuntura Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, temos acupunturistas médicos e fisioterapeutas especialistas em espaço adequado com ambientação apropriada para a realização da terapia.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *